Acidente do Trabalho – É possível Evitar

Acidente do trabalho é o que ocorre durante o exercício da atividade laboral, que provoca lesão corporal que pode levar a morte do trabalhador ou a incapacidade parcial ou total, temporária ou permanente. É interessante salientar que antes de ocorrer o acidente, incidentes são observado e na maioria das vezes não são tratado como deveria.

Incidentes são acontecimentos não desejados que apontam para o acidente iminente.

Exemplos de incidentes:

– Um fio desencapado;

– Uma peça desgastada.

Causas de acidentes

Acidente do trabalho

Acidentes não acontecem, são “oportunizados”. Do ponto de vista da prevenção, todos os acidentes são evitáveis, e quando ocorrem é certamente porque regras, medidas ou procedimentos que preveniriam foram negligenciados.

São considerados para efeito de análise, que os acidentes de trabalho decorrem basicamente de alguns fatores como: fator pessoal de insegurança, ato inseguro e condição ambiente de insegurança.

– Fator pessoal de insegurança. Refere-se a causas relativas ao comportamento humano, que podem levar a ocorrência do acidente ou à prática do ato inseguro.

– Ato inseguro. Constitui ato inseguro a ação ou omissão que, contrariando preceito de segurança, podem causar ou favorecer a ocorrência de acidentes. São exemplos desse fator: brincar durante o serviço, deixar de observar normas de prevenção, correr em escadas, improvisar ferramentas e utilizar cadeiras como escada.

– Condição ambiente de insegurança. Condição do meio que causou o acidente ou contribuiu para a sua ocorrência.

Análise preliminar de risco. Ele pode salvar sua vida

Análise preliminar de risco

APR, ou análise preliminar de risco, é uma técnica de avaliação prévia dos possíveis riscos presentes no ambiente de realização de uma atividade, com o objetivo de diminuí-los ou eliminá-los. No contexto empresarial, a APR deverá ser elaborada por um profissional da área de segurança do trabalho, no entanto na vida cotidiana um leigo também poderá fazer sua APR antes de realizar uma atividade por mais simples que seja, exemplo:

– Movimentar peças de metal junto a rede elétrica;

– Subir numa escada para trocar uma lâmpada;

– Montar um andaime para pintar uma parede;

– Levantar um veículo com uso de um macaco hidráulico para troca de um pneu;

– Levantar a caçamba de um veículo basculante para descarregar material.

São exemplos simples mais que pode constituir uma ameaça a sua integridade física e de quem estiver por perto, e que mediante uma simples análise do ambiente, os riscos poderão ser eliminados.

Scroll to top