Alimentos que Ajudam Controlar o Diabetes

O diabetes é caracterizado como uma síndrome de múltipla origem, ocasionada pela ausência de insulina ou pela incapacidade da mesma de exercer adequadamente a sua função, provocando um aumento dos níveis de glicose no sangue.

Existem dois tipos diferentes de diabetes, o tipo 1 e o tipo 2. O diabetes tipo 1 é caracterizado pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina graças à uma irregularidade do sistema imunológico, que faz com que os anticorpos ataquem as células produtoras da insulina.

Cerca de 10% dos pacientes que sofrem com o diabetes são portadores do tipo 1 da doença.

No diabetes tipo 2, há uma diminuição da secreção de insulina e uma falha na sua ação. Na maioria dos casos, esse tipo da doença pode ser tratado com medicamentos injetáveis ou orais, no entanto, o diabetes tipo 2 tende a se agravar com o passar do tempo. 90% dos portadores da doença sofrem com o diabetes tipo 2.

Sintomas do diabetes

Entre os principais sintomas da doença, podemos destacar:

– sede excessiva

– fome constante

– desejo de urinar frequentemente

– perda de peso

– fadiga

– fraqueza

– infecções frequentes

– formigamento nos pés

– dificuldade de cicatrização

– alteração visual ou visão embaçada

Diagnóstico e Tratamento do Diabetes

Diabetes

O diabetes não pode ser diagnosticado apenas com uma simples consulta. Para averiguar a presença da doença, é necessário que o paciente se submeta a três tipos de exames diferentes.

O primeiro deles é a glicemia de jejum, que mede os níveis de açúcar no sangue. Os valores acima de 200 mg/dL são considerados anormais e detectam a presença do diabetes.

O segundo exame é a hemoglobina glicada, que consegue detectar as concentrações de hemoglobina presentes em nosso sangue nos últimos 3 meses. Os valores apresentados pela hemoglobina glicada irão indicar se você sofre ou não com a hiperglicemia e puder iniciar uma investigação para o diabetes.

A curva glicêmica é o terceiro e último exame, capaz de medir a velocidade com o que o corpo absorve a glicose depois da sua ingestão. No exame, o paciente ingere cerca de 75g de glicose e tem a quantidade da substância medida no seu sangue após duas horas de ingestão.

O tratamento ideal para o diabetes consiste em uma vida mais saudável e no controle da glicemia, que é feito para evitar complicações futuras da doença.

Entre os principais cuidados com o diabetes está a prática de exercícios físicos, que é essencial para o tratamento e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. É recomendado que o paciente pratique exercícios de 3 a 5 vezes por semana.

O ideal, no caso das pessoas que sofrem com o diabetes, é investir na prática de atividades leves. Nada de pegar muito peso na academia ou correr vários quilômetros diariamente. Fazer caminhadas ou andar de bicicleta durante alguns minutos já é o suficiente.

Outro ponto importante também e que não podemos deixar de comentar é o controle da dieta. Os portadores do diabetes devem evitar ao máximo os açúcares dos doces e dos carboidratos simples, presentes em massas e pães, já que esses açúcares possuem um alto índice glicêmico.

Consultar um nutricionista quando você é diagnosticado com o diabetes é um procedimento estritamente necessário. Com a ajuda de um profissional, você saberá exatamente o que pode e o que não pode comer, além de ser informado sobre as quantidades exatas de alimento a serem ingeridas diariamente.

Os portadores do diabetes tipo 1 devem tomar insulina diariamente, fato que não acontece com todos os portadores do tipo 2. Procure conversar sempre com o seu médico para que juntos, vocês possam definir quais são as melhores formas de tratamento.

Alimentos que ajudam controlar o diabetes

Quem sofre de diabetes sabe como é difícil controlar essa doença. Qualquer dica que contribua de alguma forma, é sempre bem vida, não é mesmo? Por esse motivo organizamos alguns alimentos que ajudam controlar a diabetes.

A glicose é a responsável por fornecer energia suficiente para o nosso organismo. Através da insulina, ela é metabolizada em nossas células. Quando na ocorrência de açúcar em excesso no nosso corpo, o organismo não é capaz de produzir insulina suficiente para a glicose.

Por esse motivo, esse excesso de glicose acaba sendo enviado para a nossa corrente sanguínea. Agora que você já sabe como esse problema acontece dentro do organismo, acompanhe com a gente as dicas que foram elaboradas e organizadas para você.

Alimentos que ajudam controlar o diabetes em nosso dia a dia

Controle o diabetes

É muito importante possuir uma dieta bastante equilibrada e que seja rica em fibras, por exemplo. Manter o cuidado com a quantidade de carboidrato que é ingerida é um dos pontos chaves para conseguir ter uma vida saudável, mesmo com essa doença que persegue tantas pessoas.

  • Aveia

Principalmente para aquelas pessoas que sofrem de diabetes tipo 2, esse alimento é essencial. É extremamente rico em fibras solúveis. Possuí nutrientes que têm por função auxiliar na diminuição da velocidade em que a glicose é absorvida.

Também é muito válido ressaltar que a aveia ajuda e muito a controlar a absorção do colesterol no nosso organismo. Esse é um dos ótimos alimentos que ajudam controlar o diabetes.

Uma dica fundamental é não ingerir esse alimento quente. Pois dessa forma, ele perde completamente todos os seus nutrientes. O ideal é ingerir no mínimo, quatro colheres de aveia todos os dias.

  • Peixes

Já deixando claro que os melhores peixes para serem ingeridos são os que vivem em águas profundas e frias. Como por exemplo, o salmão, a cavalinha, sardinha e atum.

Esses peixes são bastante ricos em ômega 3. Por esse motivo, ajudam a controlar a diabetes tipo 2 e a diminuir a concentração de glicose no nosso organismo.

O ômega 3 consegue até mesmo evitar alguns problemas cardiovasculares. Principalmente os diabéticos estão correndo risco de sofrer com esse problema.

Como existe certo excesso de glicose na veia de quem sofre de diabetes, as chances de ocorrer uma oxidação dos vasos sanguíneos por esse motivo, é muito maior.

  • Amêndoas

É um dos alimentos que ajudam controlar o diabetes por que é rico em gorduras boas, além de possuir uma ótima quantidade de magnésio.

Dentro de uma crise de glicose elevada, o diabético acaba perdendo alguns nutrientes fundamentais como, por exemplo, o magnésio. Por essa razão, é tão importante ingerir amêndoas regularmente.

Para aquelas pessoas que não sofrem de diabetes, é muito importante também esse consumo. Acredite, um simples alimento como esse ajuda até mesmo evitar essa doença.

  • Batata Yacon

Essa batata ajuda e muito para quem é portador de diabetes tipo 2. Ela ajuda a controlar a glicemia e por esse motivo também é um alimento muito importante na dieta para quem sofre com essa doença.

A Batata Yacon é consumida pelo nosso organismo de forma bastante lenta, totalmente ao contrário dos outros carboidratos. O corpo não consegue quebrar as moléculas facilmente e assim, a absorção é mais lenta.

Agora que você já conhece alguns alimentos que ajudam controlar o diabetes você já sabe um pouco sobre alguns alimentos que são fundamentais para uma dieta de quem sofre de diabetes.  Sendo assim, acrescente-os no seu cardápio.

Alguns alimentos que ajudam controlar o diabetes são capazes de até mesmo evitar essa doença. Seja você é uma pessoa que sofre ou não desse mal, aprenda que comer melhor é sinônimo de viver melhor.

Scroll to top