Saiba tudo sobre gastrite

A gastrite é caracterizada por uma infecção ou inflamação na região de revestimento do estômago. A versão aguda da doença pode durar pouco tempo, enquanto a crônica é capaz de se estender durante anos.

A causa mais conhecida para o aparecimento da gastrite é a fraqueza da barreira que protege a parede do estômago, que permite que os sucos digestivos produzidos por ele causem danos à sua estrutura.

Em grande parte dos casos, o problema pode ser causado pela presença de uma bactéria conhecida como Helicobacter Pylori, que vive no revestimento do estômago e se não for tratada corretamente pode provocar o aparecimento de úlceras ou de doenças mais graves, como o câncer de estômago.

Alguns fatores podem ser considerados de risco e aumentar as chances de uma pessoa desenvolver a gastrite, entre eles, está o uso excessivo de analgésicos, que prejudica a produção de uma substância essencial para garantir a proteção da parede estomacal.

A idade também pode ser considerada como um fator de risco. Quanto mais velha a pessoa for, mais chances ela terá de desenvolver a gastrite, já que com o passar dos anos o revestimento do estômago tende a se tornar mais flácido.

O alcoolismo, o estresse, o uso de drogas e algumas doenças como a Aids, também podem facilitar o aparecimento da gastrite. As pessoas que têm relação com alguns desses fatores devem ficar ainda mais atentas.

Sintomas e Tratamentos da Gastrite

Gastrite

A gastrite pode passar despercebida as vezes, como também pode vir acompanhada de alguns sintomas. Entre os mais comuns, podemos citar: indigestão, náuseas, azia e queimação, dores abdominais e perda de apetite.

Nos casos mais graves, onde há a presença de sangramento na parede do estômago, é possível encontrar sintomas como vômitos acompanhados de sangue e fezes escuras.

A partir do momento em que você identificar a presença de um ou mais desses sintomas, é necessário procurar um médico. O especialista indicado para cuidar das pessoas que sofrem com a gastrite é o gastroenterologista.

Durante a consulta, você deve informar ao médico sobre todos os seus sintomas, e falar também sobre a frequência com que eles costumam aparecer. Esteja preparado para responder à algumas perguntas e exponha todas as suas dúvidas.

É muito importante sair do consultório sabendo exatamente o que você tem, qual foi a causa da sua doença e o que você deve fazer dali para frente para tratar os seus sintomas.

O diagnóstico da gastrite será feito com base no levantamento do seu histórico médico e familiar, e com a realização de alguns exames específicos, como o que é solicitado para identificar a presença da bactéria Helicobater pylori. Uma endoscopia também poderá ser solicitada.

O tratamento da gastrite irá depender do que está causando o aparecimento da doença. Alguns medicamentos são recomendados para diminuir a quantidade de ácido no estômago, como os antiácidos e os antibióticos.

Prevenção da gastrite

Como já sabemos, o melhor tratamento contra qualquer doença é a prevenção. Sendo assim, se você quer se manter longe da gastrite, é importante adotar algumas medidas preventivas.

As substâncias tóxicas são capazes de causar irritação no estômago e facilitar o aparecimento da doença. Portanto, procure manter-se afastado do consumo de bebidas alcoólicas, do cigarro e de qualquer tipo de droga.

Quanto ao aparecimento da bactéria, alguns estudos apontam que ela possa ser transmitida para os seres humanos por meio de alimentos e água contaminada. Dessa forma, procure manter a sua higiene pessoal em dia e tome muito cuidado antes de consumir qualquer alimento.

Lave suas mãos frequentemente, principalmente antes de comer e não leve à mão na boca quando estiver em locais públicos. Medidas simples como essas podem te ajudar a se manter bem longe da gastrite.

Como aliviar a gastrite

Quem sofre com a gastrite sabe exatamente de todas as dores que ela é capaz de provocar. Tamanho problema é gerado, que alguns dias são difíceis de serem suportado. Algumas dicas de como aliviar a gastrite são de extrema importância.

A gastrite se dá por conta da inflamação, erosão ou infecção das paredes do estômago. É dividida em aguda ou crônica. Na primeira divisão dura por pouco tempo. Mas já na segunda, pode durar meses e nos piores casos, durar anos e anos.

Como aliviar a gastrite no seu dia a dia e acabar com as dores e desconfortos

Gastrite

É muito indicado que antes mesmo de qualquer auto diagnóstico, seja procurado um médico. A gastrite possuí sintomas parecidos com os de má digestão, refluxo e até mesmo o câncer. Provavelmente ele pedirá uma endoscopia para verificar o real motivo.

  • Mastigue a comida

Você com certeza já ouviu aquele conselho da sua vó ou mãe sobre mastigar bem a comida antes de engolir, não é mesmo? Acredite que esse simples ato já ajuda e muito nas dicas sobre como aliviar a gastrite.

Uma boa mastigação reduz as partículas do que está sendo ingerido, ajudando na formação do bolo alimentar. Caso isso não ocorra da maneira certa, o organismo vai precisar liberar mais suco gástrico para conseguir digerir o alimento.

  • Não exagere no álcool

Ao ingerir álcool, a mucosa estomacal é diretamente atacada e agredida. Isso faz com que o estômago fique menos protegido contra os ácidos do suco gástrico.

A pessoa que está sempre exagerando no álcool, além de prejudicar a sua saúde num geral, ainda está acabando com o seu estômago. Se esse hábito for mantido, até mesmo um úlcera pode ser formada.

Evite consumir o álcool se possível. Caso não consiga fazer isso, então pelo menos diminua a quantidade do que é consumido habitualmente. Cuide do seu estômago.

  • Cuidado com o cafezinho

O café é extremamente irritante para o estômago em casos onde já existe uma certa inflamação no local. O consumo da bebida nessa situação é comparado como o ato de jogar álcool numa ferida. Com certeza vai doer!

Para quem não possuí essa inflamação, é recomendado fazer um consumo mais consciente do café. Não exagere hoje, para que amanhã você não sofra por isso.

Sem dúvida nenhuma é possível reduzir um pouco o café. É muito melhor continuar com o estômago sem dor, do que o prazer momentâneo que a bebida pode causar.

  • Tente controlar o seu nível de estresse e ansiedade

Com certeza essa é uma dica de como aliviar a gastrite mais difícil de ser seguida, não é mesmo? Mas o fato é que esses estados emocionais são capazes de aumentar a secreção do suco gástrico e isso machuca muito as paredes do estômago.

Pratique atividades físicas regularmente e mantenha hábitos mais relaxantes. Procure fazer massagens e tente praticar a meditação sempre que possível.

  • Evite ou pare de fumar

Não existe nada que seja favorável para que as pessoas continuem fumando. Isso é fato e todos nós já sabemos? Você ainda quer mais um motivo para nunca experimentar e até mesmo parar de fumar? A saúde do seu estômago!

Esse hábito acaba estimulando a produção de ácidos estomacais. Isso acaba machucando toda a mucosa gástrica que reveste e protege o seu estômago.

Como aliviar a gastrite para sempre

Aprenda e entenda que seguir essas dicas tão simples vão lhe proporcionar uma vida muito mais saudável. Esqueça aquelas velhas dores terríveis no seu estômago.

Você já sabe como aliviar a gastrite e já pode dar adeus a esse mal que persegue e tortura tantas pessoas. Não fique mais sofrendo a toa! Evite ao máximo e tenha uma vida muito mais prazerosa.

Scroll to top